quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Perguntas Frequentes: Tatuagem

Decidi fazer um post porque sei que muita gente tem vontade de fazer uma, mas não tem coragem. Eu mesma recebo muitas perguntas relacionadas a dor e como todo o processo acontece. Reuni nessa postagem algumas das perguntas que mais recebo e compartilhar com vocês o que sei.
Primeiramente, eu segui as instruções do meu tatuador e isso é essencial! Ele trabalha com a tinta e conhece várias reações possíveis dela, então siga as dicas dele sempre.
Outro ponto muito importante é pesquisar sobre o tatuador/estúdio. Procure um site, um contato ou alguém que já tenha sido tatuado pela pessoa e que possa te explicar como as coisas funcionam. O ambiente de trabalho deve ser limpo, higienizado e com tudo descartável.
Perguntas Frequentes: 
 
Quando você fez sua primeira tatuagem? 14 de maio de 2011.

Sentiu muita dor? Com que se parece a dor? Cada pessoa sente de um jeito e depende também da área onde ela é feita. Para mim, a dor de assemelhou a dor de quando nos ralamos e a pele cria uma casquinha onde houve o trauma.

Sentiu dor depois de pronta? Arde um pouco nos primeiros dias, mas logo vai diminuindo.

Quais os cuidados? Seu tatuador sempre vai instruir os cuidados necessários. O meu me disse para manter o plástico por 2 horas após ter feito a tatuagem e higienizar a área com água e sabão durante o dia, secando com papel toalha. Você pode manter o plástico durante os primeiros dias caso queira proteger a tatuagem, principalmente quando for sair de casa e também para dormir. Outro cuidado é aplicar uma pomada para ajudar na cicatrização e hidratação da pele que precisa ser regenerada.

Que pomada usar?  Usa-se normalmente pomadas que tenham Pantenol e vitamina B5 que ajudam na regeneração da pele. Seu tatuador também poderá indicar qual é a melhor pomada a ser usada e hoje em dia existem as específicas para tatuagem que normalmente são vendidas no próprio estúdio. Nas minhas costumo usar o Bepantol ou Bepantriz.

 • Quanto tempo demora para cicatrizar? A cicatrização varia de pessoa para pessoa, mas estimasse de 15 a 30 dias. O importante é manter a pele sempre hidratada com a pomada e observar como o processo ocorre. Se houver algum problema como inflamação, por exemplo, procure seu tatuador e pergunte sobre como proceder.

O que dói mais? Contornar, pintar ou sombrear? Isso também varia de acordo com a pessoa. Eu sempre sinto mais dor na hora de pintar ou sombrear. Na minha opinião, a pele já foi machucada durante o contorno e pintar é "continuar machucando" uma área já sensível, além do que os movimentos de preenchimento e sombreado são mais amplos do que os de contorno.

Em que áreas do corpo se sente mais dor? De acordo com as minhas experiências, tatuar a parte da frente da coxa foi uma dor absurda, então também é questão de sensibilidade a dor que varia de pessoa para pessoa. Existe também um "mapa" que faz uma média geral de onde pode ser que se venha a sentir mais dor:
Todo o conteúdo desta postagem foi baseado tanto nas minhas experiências pessoais, quanto na instrução dos profissionais que já me tatuaram.

23 comentários:

  1. Oi Bia,
    Eu morro de medo da dor e não teria coragem de fazer a não ser que levasse uma anestesia geral!
    :)))
    Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Estou seguindo vc e vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
    Beijos 1000 e uma 4ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que exagero! DSHGOHDGIDHSG Não precisa de tanto, eu super achei que ia doer e me surpreendi.

      Obrigada por visitar o blog e seguir, estou seguindo você também! ;*

      Excluir
  2. otimo post *-* mas o vídeo não roda diz que é "privado" ;/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe por isso, não sei porque aconteceu, eu não tinha colocado como privado ;s

      Excluir
  3. 30 dias pra cicatrizar??????? A minha demorou uma semana, 10 dias no máximo. Isso aí tá meio exagerado! De resto, muito bom tudo que foi dito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu dei uma exagerada porque cada um tem um tipo de cicatrização, então pode ser que demore um pouco mais. Mas é uma média, não necessariamente que demore tanto assim.

      Excluir
    2. Pode demorar ate mais de 30 dias amigo.

      Excluir
  4. moça, bepantol e Dexpantenol são a mesma coisa um é nome da pomada o outro seu principio ativo, Bepantriz e bepantol são a mesma pomada de laboratórios diferentes.
    Cuidado ao cobrir tatuagens, apesar de ser pratica comun elas podem inflamar justamente por essa pratica, meu tatuador não indica esse procedimento, e minha cicatrização é perfeita 15 dias após a sessão já estou fazendo outra sessão sem problema algum; comigo não acontece esse negocio de linfa não! talvez pelo fato de não cobrir a tatuagem com plastico com a melhor respiração da pele a cicatrização acontece sequinha.
    boa iniciativa, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, desculpe pelo erro em relação a pomada. Já corrigi na postagem. Obrigada.
      Em relação a cobrir a tatuagem, cobri apenas nos três primeiros dias (principalmente para dormir) porque achei que ela ainda estava muito "aberta" e por isso suscetível a sujeira. Fiquei meio tensa por ser na perna, mas ela cicatrizou direitinho. Na próxima eu tento manter sempre descoberta pra ver como fica.
      Obrigada por comentar e pela correção.

      Excluir
  5. Boa tarde, Bepantol e Dexpantenol são a mesma coisa, a unica diferença é que uma é em creme e a outra em gel, mais tem o mesmo composto químico, para que a Dexpantenol tenha efeitos de vitamina B5 deve ir a uma farmácia de manipulação e pedir para que se adultere a formula da pomada colocando vitamina B5, sou tatuador, e funcionário da Anvisa, e tenho um blog especifico apenas para cuidados e informações de tatuagens, gostei muito que tenha passado informações para o pessoal, que ainda tem medo e receio de fazer uma parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Achei muito pertinente seu comentário, inclusive mencionei a sua dica de manipular uma pomada/gel e coloquei na postagem. Infelizmente não pude mencionar você, pois foi comentado como anônimo, mas obrigada pela correção.
      Espero que comente novamente aqui para que eu possa lhe dar créditos e também conhecer o seu trabalho.

      Excluir
  6. Pomada para cicatrização ideal é Nebacetin, e uma tattoo nao demora 30 dias para cicatrizar, demora bem menos, até mesmo em quem possui diabetes, que é o meu caso, em minha ultima tatuagem, utilizei tambem por 3 dias o comprimido Cataflan, para nao inflamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi.
      Cada um tem um tempo de cicatrização, coloquei 30 dias pra ser exagerado mesmo.
      Quanto a pomada, eu não conheço, mas vou procurar saber, obrigada pela dica! E em relação ao Cataflan, acredito que só um médico possa realmente indicar o uso, né?
      Obrigada por comentar. Vou pesquisar mais sobre.

      Excluir
  7. Usei uma específica pra tatuagem (nao lembro o nome). Paguei R$14,00 e dura muitooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se lembrar o nome conta pra gente! O preço foi bem digno.

      Excluir
  8. Oi, fiz uma tatuagem no pulso quinta feira, e gostaria de saber se podia tirar o papel filme de cima no mesmo dia? Eu tirei e agora to com medo q aconteça algo... Oque pode acontecer? Ela ta normal ainda passo pomada certa e lavo certinho tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo. O plástico pode ser retirado 2h após a tatuagem pronta.

      Excluir
  9. oi gostaria de saber, se o plastico nao acumula bacterias, pq fika acafado a tatoo?.. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o plástico deve mesmo ser usado até duas horas após a tatuagem pronta. Depois você pode retirar.

      Excluir
  10. Olá boa noite!Tenho uma tatuagem de clave de sol no braço direito,um pouco abaixo do ombro.Minha intenção é aumentá-la fazendo outros desenhos com notas musicais,começando um pouco abaixo dessa e estendê-la até o peito,pegando uma parte das costas,mas quero fazer isso com um estilo mais forte,um tanto bruto,tipo maori.Há possibilidade de concatenar desenhos musicais com maori?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente fico te devendo aqui uma resposta objetiva porque eu não conheço o design da sua tatuagem. Sugiro que você vá a um tatuador para que ele possa ver a melhor forma de integrar sua tatuagem já existente a um novo desenho.

      Excluir
  11. minha tatoo é no ombro um rosa grande com detalhes ats gostaria de saber se é normal ficar ardendo pouquinho dolorido na ora de passar pomada , tipo ela ta normal assim a meu ver, sô tem umas partinhas que ta vermelha faz 5 dias que fiz.. e mexer o ombro é um tormento é normal rs ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos primeiros dias pode ficar sim dolorido, principalmente nas áreas de articulação e pode incomodar em alguns momentos como na hora de aplicar pomada ou lavar. Por favor, continue higienizando e hidratando sempre que possível porque essa sensação no início é normal.
      Evite comer coisas muito gorduras e carne de porco nesses primeiros dias de cicatrização e observe a pele ao redor, se houver alguma modificação muito grande, volte ao seu tatuador e peça para que ele avalie a situação.

      Excluir

Obrigada por comentar no Guia Nude!

Todos os comentários são moderados.
Se o seu interesse for divulgação mande um email para: cttguianude@gmail.com.